16 outubro, 2011

Trigonometria no Triângulo Retângulo

Acooordem galera, o ENEM está chegando aí! E para os atrasados de plantão, aí vai umas dicas que vale a pena saber pra se dar bem!

1° passo: Você sabe desenhar um triângulo retângulo? Não? É simples! Para desenhar um triângulo retângulo de 30°, faça um traço com a régua na horizontal, pra quem não sabe -> --- . Agora pegue o transferidor e coloque o marco zero sobre a ponta esquerda do traço e marque com uma bolinha o ângulo 30° e trace uma reta ligando os dois pontos, fechando o triângulo. Ao marcar os ângulos, sabemos que o ângulo reto é aquele de 90°, o ângulo 30° é aquele que você marcou e o ângulo restante, que fecha 180° é o de 60°, pois 90°+30°= 120°, 180° - 120°= 60°, conforme a imagem:

2° passo: Para aplicar as fórmulas, é fundamental decifrar cada lado do triângulo retângulo. A hipotenusa, representada pela letra h, é o lado contrário do ângulo reto, ou seja, do ângulo de 90°. O cateto oposto, representado pela sigla co, é o lado oposto ao ângulo dado, no caso do triângulo acima, do ângulo 30°. E o cateto adjascente, representado pela sigla ca é praticamente falando, o lado restante.

3° passo: Bom, agora fica fácil aplicar as fórmulas, mas antes precisamos saber os valores dos ângulos notáveis, expresso pela tabela seguinte:
É claro que essa tabela você não vai poder utilizar no ENEM, então temos algumas dicas para vocês: De acordo com a tabela, na primeira linha escreva 1 | 2 | 3. Na segunda linha escreva o contrário 3 | 2 | 1. coloque tudo na raíz, menos o 1.  Agora coloque tudo sobre dois. A tangente é o mais complicado, o que você pode fazer é dividir o valor do seno pelo cosseno ou também se souber esses valores encaixados na trigonometria na circunferência, mas em última hipótese, decore!

4° passo: Agora sim podemos usar as fórmulas mais básicas do triângulo retângulo:



Quer decorar? Se liga na palavra chave: SOHCAHTOA (uma salva de palmas para o professor Jefferson <õ/ )
Por exemplo, se um problema lhe pedir o h e você tem o co, você terá que usar a fórmula do seno fazendo uma regra de três entre a fórmula e o valor do ângulo notável, ou seja, se o valor do co for 10 cm e o ângulo for 30°, você faz o seguinte: sen 30° = co/h  |  1/2 . 10/h | h.1= 2.10 | h = 20/1 | h= 20 cm
5° passo: Representar cada lado com as devidas letras, para usar as fórmulas:
b²= a.n | c²=a.m | b.c=a.h | h²=m.n | a²=b²+c² |

Se liga na imagem:

Note que as letras maiúsculas servem para indicar aonde se encontram as representações das fórmulas. Para colocá-las, comece colocando o A no triângulo reto e, em sentido horário escreva as letras B e C em cada ângulo. Agora, para identificar as letras minúsculas (aquelas das fórmulas) coloque elas no lado contrário das letras maiúsculas, conforme mostra a imagem acima. A letra h representa a altura e sempre fica neste mesmo lugar, a mesma coisa acontece com as letras m e n. Nós particularmente achamos muito interessante esse conteúdo, pois é incrível como que com apenas um número representado podemos achar todos os outros! Agora é só aplicar cada valor nas suas devidas fórmulas! Atenção para não se esquecer de tirar a raíz e simplificar os resultados!

Achamos interessante postar esses dois vídeos com uma explicação muito mais detalhada do nosso amigo e também um engenheiro de primeira, Gustavo, criador dos vídeos. Parabéns Gustavo pelo excelente trabalho e obrigado a todos por terem lido essa postagem!


Autora: Giselle Victória Del Sent

Nenhum comentário:

Postar um comentário