A grande maioria dos alunos erra o sinal, talvez porque não entenderam bem ou por não ter sido bem explicado, um dos casos, talvez, seja a maneira pela qual é apresentada a regra de sinais, que muitas vezes confundem o aluno: "mais com mais", etc. Apresentamos aqui, a mesma e velha regra de sinais tentando diminuir as chances de erros do aluno. Primeiro, vamos lembrar que o erro se dá no sinal, então devemos lembrá-los que antes de efetuar a conta eles devem obter qual será o sinal, após o qual deve calcular o resultado obedecendo a operação em questão.
1. Adição e subtração (+/-), SINAIS IGUAIS somamos e repetimos o sinal e SINAIS DIFERENTES subtraímos e repetimos o sinal do maior valor absoluto, isto é, o sinal do número de maior valor.
Ex.: Para sinais iguais:
+2 + 5 = +7 –6 –7 = –13
Para sinais diferentes:
+3 + (–5) = –2 +6 – 2 = +4 –7 + 9 = +2
2. Multiplicação e divisão (x e /)
• Na multiplicação e divisão a regra mudará um pouco e teremos duas possibilidades.
a) Quando os sinais dos valores forem iguais o resultado será sempre positivo.
a) Quando os sinais dos valores forem iguais o resultado será sempre positivo.
Ex.: – 5 x – 4 = + 20 ou – 9 / – 3 = +3
Nos dois casos os sinais eram negativos, mais de acordo com a regra, quando tivermos sinais iguais sempre o resultado será positivo e com o sinal de + a regra é a mesma.
b) Quando os números tiverem sinais diferentes o resultado sempre terá sinal negativo.
Ex.: (– 4) x (+4) = – 16 ou (– 4) / (+2) = – 2
Ex.: (– 4) x (+4) = – 16 ou (– 4) / (+2) = – 2
Neste caso os sinais são diferentes e quando multiplicamos ou dividimos os valores, o sinal sempre será negativo.
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